Massacre de Columbine: entenda o caso | ARQUIVOS DO PASSADO
O caso aconteceu em Columbine, uma cidade próxima a Denver, capital do Colorado, nos Estados Unidos. Os jovens Eric Harris e Dylan Kebold, entraram encapuzados na escola, foram ao refeitório e atiraram em direção aos estudantes e professores. O massacre foi planejado com 1 ano de antecedência, trazendo como alvo principal pessoas negras, atletas e estudantes hispânicos.
O plano inicial era de armar uma bomba na escola, por volta dás 11h no refeitório, pois era dia de prova e antes de começar a fazê-la, era de se esperar que todos iriam se reunir naquele espaço para lanchar e tentar relaxar, para em seguida fazerem uma prova tranquila. Entretanto os dispositivos falharam, então os dois partiram para o plano B e atiraram aleatoriamente contra os colegas.
Os adolescentes tinham 17 e 18 anos, estavam cursando o 3° ano do ensino médio e ao orquestrarem o crime, deixaram como registro um vídeo explicando o que iriam fazer, chegando até mesmo a pedir desculpas aos pais, por tomarem essa decisão.
As notícias da época disseram que o motivo do crime foi psicopatia, mas as investigações apontaram que os jovens sofriam bullying e tinha influência neonazista, mostrando que o crime teve caráter vingativo.
Após o crime, que deixou 23 feridos e 13 mortos, entre elas 12 colegas de classe e um professor, os jovens trocaram tiros com a polícia e em seguida se suicidaram na biblioteca da escola.
Mesmo nos dias de hoje esse crime é bastante lembrado e deixou muitas marcas. Infelizmente algumas pessoas os considerou heróis e se inspiram nos jovens. Em vários outros massacres, ocorridos em outras escolas, o autor tem como inspiração o caso de Columbine. Ainda em 2023, casos como esse aterrorizam à população e muitas escolas, no dia 20 de abril, não funcionam, pois se tornou um dia aterrorizante e traumatizante.
Comentários
Postar um comentário